quinta-feira, 22 de março de 2018

relato do aluno Lucas Rojas sobre dificuldades na docência

Meu nome é Lucas. Participo do PIBID desde 2016 Durante as atividades em sala de aula no Colégio Paganoto, na turma sexto D de 2017, havia um aluno cujo trabalho de ensinar, não apenas Língua Inglesa, mas  qualquer outra matéria, era extremamente desafiador devido à sua falta de disciplina e extremo desafio à autoridade do professor em cada aula. Esse aluno era por muitos considerado um “café com leite” já que não havia nada a ser feito a respeito dele visto que todo suporte e apoio foram oferecidos e o jovem insistiu em desafiar com algumas palavras de baixo calão. Os demais alunos possuíam compreensão do sentido de respeito e disciplina, mesmo se prestassem atenção só com chamadas de atenção de forma mais contundente. O mesmo não ocorria com este rapaz, prosseguindo sempre ignorando o professor e começando a falar mais alto. Isso ocorreu mais de uma vez e os momentos em que havia tranquilidade na aula eram quando esse rapaz decidia simplesmente sair de sala, com ou sem autorização do professor. Ele também voltaria independente do professor aceitar a sua volta ou não se assim o quisesse.
O contexto do qual esse rapaz foi criado é uma explicação para suas atitudes em sala. Esse aluno, segundo me foi relatado, foi deixado pelos pais e passou a viver na Casa Família. Tudo que ele faz é para chamar atenção que ele não tem, sendo visto até reclamando “eu só queria uma família”. Infelizmente os testes que fez com algumas famílias não deram certo, reforçando ainda mais o comportamento negativo dele. Tais situações me levaram a refletir profundamente sobre como seria a minha conduta enquanto professor dessa turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário